domingo, 4 de julho de 2010

"20 anos sem Cazuza"




Nesta quarta-feira dia 07 de Julho Fará 20 anos de morte do cantor e compositor Cazuza !!!
Nascido no dia 04 de Abril de 1958,com o nome de Agenor de Miranda Araújo Neto (ele não gostava do nome dele), Filho de João Araújo (divulgador da gravadora odeon) e de Lucinha Araújo (costureira) era filho único. Cazuza estudou no colégio particular Santo Inánacio (dos padres Jesuítas).
Após sua saída da escola a noite ele ia para a casa do avó materna Alice.
Na tua infância era quieto e solitário já na tua adolecencia era um roqueiro rebelde movido a boemia no baixo Leblom ao estilo sexo,droga e rock and roll, curtia Hendrix,Janis Joplim e Rolling Stones.
Chegou a ser fichado por varias vezes por porte e uso de drogas.
Em 1976 foi trabalhar na gravadora Som Livre aonde seu pai era presidente na época, a conselho de seu pai foi para a gravadora RGE para ser divulgador de artistas.
Cazuza fez curso de fotografia na universidade de Berkeley.
Logo depois fez curso de teatro dado pelo ator Perfeito Fortuna (grupo Astrubal trouxe o trombone). Foi durante a montagem da peça "Para-quedas do coração" que Cazuza descobriu a tua vocação para cantar já que desde de pequeno já era de costume conviver com grandes astros da MPB devido ao trabalho de teu pai.
Em 1981 levado pelo cantor Léo Jaime Cazuza conheceu Roberto Frejat, ,Mauricio Barros e Guto Goffi que procuravam um vocalista para sua banda Barão Vermelho
Em 1982 o Barão Vermelho lançou seu 1° disco que levava o nome da banda, mesmo aprovado por Caetano Veloso o disco não teve grande sucesso.
Em Julho de 1982 veio o 2° disco da banda melhor que o 1° continha o hit "Pro dia nascer feliz" e vendeu cerca de 15 mil copias.
Em 1984 a banda participou e gravou a trilha titulo do filme "O Rock Brasileiro dos Anos 80".
No 3° disco da banda continha a música da trilha "Bete Balanço", vendeu mais de 100 mil copias.
Em Janeiro de 1985 a banda participou do festival "Rock'n Rio" em meio de muito desentendimento entre eles foi um grande sucesso no festival.
Em Julho do mesmo ano a banda acabou.
Ai começava a carreira solo de Cazuza. Pouco tempo depois Cazuza foi internado no Rio de Janeiro com 42° graus de febre com diagnóstico de infecção bacteriana. A seu pedido tinha feito um teste de HIV Mas teria dado negativo, mas naquela época os exames não eram muito preciso.
Em Novembro de 1985 Lançou seu 1° disco com parcerias(Frejat,Ezequiel Neves da época de Barão e outros) o nome do disco levava seu nome "Cazuza" Os maiores hits era o rock "Exagerado" e a balada ""Codinome beija-Flor".
Fã de Clarice Lispector (cujo o livre de cabeceira era "Só se for a dois".
Em 1987 Cazuza lançou seu 1° disco fora da Som Livre Foi gravado pela Polygram.
Em Outubro de 1987 Cazuza foi levado pelos pais para Boston/EUA para fazer tratamento com AZT Após dois meses ao voltar no inicio de 1988 Cazuza gravou " Ideologia" . Aonde alcançou a consagração artística ao vender mais de meio milhão de copias.
Na contra capa do disco mostrava um Cazuza magro e com um lenço na cabeça para esconder a queda de cabelo devido aos fortes medicamentos.
No mesmo ano de 1988 Cazuza ganhou o premio Sharp de Música, como "melhor cantor de pop rock" e "melhor música de pop rock", com "Preciso dizer que te amo"(composta com e Bebel Gilberto).
Em um show de sua turne no Canecão(RJ) Cazuza cuspiu na bandeira nacional dada por uma fã durante o show mostrando assim seu lado agressivo e escandaloso.
No inicio de 1989 "Cazuza Ao Vivo" virou disco e programa da TV Globo com "O tempo não pára".
Logo depois do lançamento do disco Cazuza reconheceu publicamente que tinha contraído o vírus do HIV, sendo assim a ser a 1° personalidade brasileira a reconhecer a conter AIDS.
Em Outubro de 1989 Após 4 meses de tratamento alternativo em São Paulo, foi novamente para Boston/EUA aonde ficou até o ano seguinte. Mas naquela altura seu estado de saúde era muito delicado.
Pouco tempo depois no dia 07 de Julho de 1990 Cazuza faleceu.
Cazuza foi enterrado no cemitério São João Batista no RJ, a sua sepultura esta próxima as de varios astros da música brasileira como Carmem Miranda, Ary Barroso, Francisco Alvez e Clara Nunes...
Pra mim Cazuza esta bem vivo apesar que "A vida não pára"
Discos: Barão Vermelho-1982

Barão Vermelho 2-1983
Tema do filme Bete Balanço-1984
Maior Abandonado-1984
Barão Vermelho Ao Vivo-1985
Cazuza/Exagerado-1985
Estes acima pela Som Livre
Estes abaixo pela Polygram
Cazuza/Só se for a dois-1987
Ideologia-1988
O Tempo não pára-1988
Burguesia-1989
Por Ai-1991(pós morte) e mais de 22 coletanias

Pesquisa:www.cazuza.com.br











Nenhum comentário: